
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana".
Carl Gustav Jung

Apresentação
​​
Trata-se de uma vivência corporal composta por exercícios de educação somática, arteterapia e dança integrativa que tem como eixo temático, a simbologia do rio. Assim, externamente, o rio ilustra nosso percurso de vida em 2025 e internamente, representa o fluxo de energia psíquica que alimenta a vida. Se a nossa realidade interna, influenciada por diversos fatores externos espelha a nossa jornada, a pergunta é: “como se encontra e para onde vai o rio que corre em mim?”.
Sábado, 20 de dezembro de 2025.
Horário: 13h30 às 17h30.
Rua Backer, 473 | Aclimação.
​Inscrições até 15/12.
VAGAS LIMITADAS!
​​​​
Qual o propósito?
​​​​​
Possibilitar a elaboração do ano, bem como a repercussão de seus acontecimentos dentro de nós. Quais foram as paisagens percorridas? Os obstáculos enfrentados? As margens que nos deram continência? Como se encontram o leito, as águas, o fluxo?
​
Ao mergulhar nas águas de nosso rio interior, teremos a oportunidade de reconhecer e iniciar um movimento de mobilização das barreiras psíquicas que se refletem em nossas couraças musculares e nos impedem de manifestar e sustentar os impulsos vitais, que pulsam a favor da vida.
A fim de vislumbrar um novo horizonte, cultivando as águas claras e aprendendo a fluir com o percurso do rio, buscaremos vias de acesso a nascente do rio (Self) e o seu grande destino, o mar, que representa o nosso mais profundo sentido.
​
Diretrizes
​​​
A oficina se inspira no capítulo 10, do livro Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estès (As águas claras: o sustento da vida criativa). Para direcionar a reflexão e a elaboração de 2025, utilizaremos o Modelo Kawa, proposto pelo Terapeuta Ocupacional Michael Iwama e a fim de proporcionar um movimento reflexivo profundo, recursos corporais e arteterapêuticos, foram desenvolvidos e fundamentados na Psicologia Analítica de Jung e na visão psicanalítica de Wilhelm Reich.
​
A quem se destina?
​
A mulheres que buscam resgatar ou sustentar sua conexão com o aspecto feminino que se encontra escondido, sufocado ou subdesenvolvido em seu interior, em detrimento de uma cultura predominantemente masculina, que invalida as emoções, os sentimentos, a intuição, a criatividade e todos os aspectos que vão além da racionalidade reducionista da nossa cultura patriarcal e cartesiana.
​​​
Quais os principais referenciais teóricos deste trabalho?
​
Carl Gustav Gung, Yvone Berge, Clarissa Pinkola Estés, Michael Iwama, Wilhelm Reich, Alexander Lowen, Antônio Damásio.​
​
Facilitadora da vivência:
​
​Cláudia Casavecchia: Psicanalista, informada sobre trauma. Terapeuta Ocupacional, especialista em Educação Somática. Pós-graduada em Arteterapia e Psicologia Analítica. Instrutora de Dança integrativa. Formanda em Biodanza e Análise Reichiana Contemporânea.
​​
​​​PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
I. À beira do rio: o percurso de 2025.
​​​​
1. Dinâmica de apresentação: confluência.
2. Paisagens internas: retratos do corpo.
3. Arteterapia: simbolização do ano.
4. O modelo Kawa: elaborando a travessia.
​​​
II. O rio que corre em mim: um mergulho nas águas.
​​​​
1. Eu, corpo do rio: margens e leito.
2. Barragens emocionais: zonas de estagnação.
3. Espelhos d'água: despoluindo o rio.
4. Reassumindo o fluxo: vitalidade e limites.
​​​​​​
III. As águas claras: o sustento da vida criativa.
​​​
1. Arteterapia: 2026, para onde o desejo me leva?
2. A renovação do fogo criativo: prazer e potência.
3. Dando corpo ao desejo: a dança do sol.
4. Lanço uma pedra no rio: finalização e partilha.
​​
Investimento
​​
O valor de participação inclui 4 horas de atividades, materiais terapêuticos e coffee-break:
R$150 via Pix.
​
“A mulher que se aproxima de suas águas interiores reencontra o caminho da alma selvagem. O rio é a sua voz antiga, chamando-a de volta".
Clarissa Pinkola Estès
​​​
​​​​​